Cidades

Três lojas são fechadas após descumprirem lockdown em SG

Medida foi iniciada nesta segunda-feira (11). Foto: Marcelo Tavares

Os dois maiores centros comerciais de São Gonçalo, que são Alcântara e Centro, estão bloqueados desde as primeiras horas desta segunda-feira (11). A decisão foi tomada pelo Executivo para endurecer as medidas de isolamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

Equipes da Vigilância Sanitária, Postura, Guarda Municipal e Defesa Civil atuam nos locais. Até as 12h30, em Alcântara, local que tem uma circulação diária de 200 mil pessoas, três estabelecimentos que descumpriam as ordens acabaram sendo fechados, entre eles, uma ótica.

No calçadão do bairro a prefeitura montou inclusive um cinturão de isolamento. Passam pelo local apenas pessoas que comprovem atuar em serviços essenciais ou necessitem ir até os estabelecimentos que tem autorização para funcionar.

Os estabelecimentos que descumprirem o decreto podem receber multas de até R$ 9 mil, podendo ter o alvará de funcionamento caçado em caso de reincidência.

"A principal estratégia é evitar a circulação de pessoas, fazendo com que elas entendam que precisam ficar em casa. No momento que a gente fecha o comércio, isso também restringe a quantidade de pessoas circulando nas ruas do município", explicou o diretor de Vigilância Sanitária, Adely Fortunato.

Adely ainda acrescentou que, ao longo da semana, a prefeitura irá avaliar se o isolamento social será prorrogado ou terá medidas mais restritivas.

"A nossa recomendação é que quem precisa sair, saia, faça o que tenha que fazer e volte para casa. Para as pessoas que circulam nas ruas desnecessariamente, orientamos que permaneçam em casa. Baseado no código penal, essas pessoas podem ser enquadradas criminalmente no artigo de risco à saúde da população", disse o diretor da Vigilância Sanitária.

Rua Raul Veiga

Outras ruas também podem ser fechadas em São Gonçalo. Segundo o coordenador da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Vagner de Oliveira, a partir desta terça-feira (12) parte da Raul Veiga será fechada.

"Vamos evitar esse fluxo de veículos embaixo do viaduto de Alcântara. O fechamento das ruas será gradativo, de acordo com a necessidade", explicou.

Publicada às 12h40. Atualizada às 12h47.

< Alerj vota desconto nas mensalidades escolares nesta terça PIB industrial pode recuar até 4% este ano <